ASSUNTOS IMPORTANTES SEMPRE COM FOCO EMPRESARIAL

EMPREENDEDORISMO - Empreendendo e estruturando os caminhos
No dia a dia do empreendedor aparecem inúmeros caminhos e a dúvida sempre é qual deles eu devo ficar para que haja menos erros e principalmente motive em continuar a caminhada em busca da realização de meu SONHO, de ter o próprio negócio.
O processo de segmentação dos clientes nos proporciona visualizar vários perfis de clientes, conhecendo melhor seus costumes, preferência e um pouco da sua rotina. Entendendo um pouco mais aonde irá atuar terá condições de avaliar os perfis do grupo estudado verificando qual é mais atrativo para o empreendimento que pretende estruturar.

Definido este segmento ficará mais fácil criar uma proposta de valor a este público, pois com canais de comunicação e distribuição do produto ou serviço a ser ofertado, permitirá identificar um segmento de mercado, por consequência acompanhar as tendências a curto e médio prazo, auxiliando nas tomadas de decisões.

É possível que neste período surjam problemas na comunicação da utilidade do produto ou da importância do serviço, sobre a proposta de valor a ser entrega ao cliente, portanto a dica é não adiar esses entraves, procurar uma solução imediata para solucionar e manter um bom relacionamento com os clientes.

Não esqueça: o empreendedor de sucesso não apaga incêndios e nem fica dependendo da memória. Importante nesta etapa ter em mãos check list das tarefas, monitorando os imprevistos e conseguindo se posicionar rapidamente para a tomada de uma decisão. Lembrete!!! Pode ser usado um aplicativo de gestão do tempo documentando as ações e processos.

Importante salientar, ao escolher um conjunto de consumidores, você vai focar o propósito do negócio do empreendimento atendendo com mais facilidade as características deste grupo. Por isso, existe a segmentação do mercado para identificar seus clientes e consequentemente começar a planejar as ações de Marketing a este público alvo.

Se preocupar com os detalhes é fundamental na estruturação dos caminhos a empreender, avaliando os seus passos e melhorando sua experiência como empreendedor. Planeje, anote, revise, compare e transforme seu SONHO em uma realidade de sucesso.

Por Alaxendro Rodrigo Dal Piva

Fonte
Blogs SEBRAE/PR
20/10/2014