ASSUNTOS IMPORTANTES SEMPRE COM FOCO EMPRESARIAL

Métricas de Marketing
O marketing sempre foi muito criticado, pois seus resultados muitas vezes eram subjetivos e difíceis de serem medidos. O mundo está cada vez mais lógico e racional e o marketing também teve que mudar para atender estas expectativas. Neste post quero passar os principais indicadores de marketing para uma micro e pequena empresa.
Uma métrica permite um resultado ser expresso em números e explicar fenômenos, diagnosticar o que está acontecendo e analisar tendências. Como uma métrica isolada pode levar ao engano é recomendável que seja analisado um conjunto de resultados.

Destaco as principais:

Participação de mercado – receita de sua empresa comparada com a receita total do mercado.

Hábitos de compra – frequência e quantidade normalmente comprada.

Satisfação do cliente – o quanto as expectativas dos clientes estão sendo atendidas.

Disposição para recomendar – quantos clientes recomendariam a sua empresa.

Vendas básicas – total de vendas sem promoções.

Vendas incrementais – vendas realizadas a mais, acrescidas pela ação promocional.

Desconto médio – o quanto sua equipe de vendas concedeu de descontos em comparação a tabela de preços “cheia”.

Nº de clientes – número de clientes que compram em um determinado período.

Recência – período de tempo entre uma compra e outra.

Experimentação – quantidade de clientes novos.

Ponto de equilíbrio – venda mínima para cobrir todos os custos.

Retorno sobre as vendas – lucro líquido como porcentagem da receita de vendas.

Retorno sobre o investimento – lucro líquidos sobre os investimentos necessários para gerar lucro.

Quais destes indicadores você já analisa?

Por Ronaldo Hofmeister

Fonte
Blogs SEBRAE/PR
20/10/2014