ASSUNTOS IMPORTANTES SEMPRE COM FOCO EMPRESARIAL

3 MANEIRAS CRIATIVAS DE MANTER OS SEUS FUNCIONÁRIOS EMPOLGADOS

Não importa se você está à frente de uma startup ou de uma das maiores companhias do mundo: o ânimo da sua equipe pode fazer uma grande diferença entre o sucesso e o fracasso. As pessoas querem saber porque elas estão indo ao trabalho todos os dias e querem sentir que estão fazendo a diferença.

 

Para Billy Parish, co-fundador e presidente da Solar Mosaic, e Dav Aujla, fundador da DreamNow – ambos colunistas do site da revista americana INC. – manter os funcionários estimulados é uma questão central. “Ajudar as pessoas a se conectar com um propósito não vai só ajudar você a reter e atrair os melhores profissionais, mas também criar um ambiente de surgimento de novas idéias que vão melhorar a economia da sua companhia e fazer o bem pelo mundo”, afirmam.
Abaixo, eles listam três formas criativas de manter os colaboradores interessados em fazer seu trabalho e ajudar a sua empresa a crescer:
1. Cultive histórias sobre as pessoas
Esse princípio clássico de organização comunitária foi aplicado de maneira brilhante pela campanha de Obama nas eleições de 2008. Ao invés de treinar voluntários para memorizar um script de porque Obama era brilhante, eles organizaram voluntários para falar sobre as suas próprias experiências com o candidato e contar porque haviam se juntado à campanha.
Estimule seus funcionários a contar histórias sobre si mesmos, que reflitam o porquê eles estão envolvidos, porquê o trabalho foi importante e quais foram os momentos chave que os levaram até aquela conjuntura.
2. Contextualize a sua missão
Qual é o negócio da sua companhia? Como as pessoas tentaram resolver essa questão no passado? Ajudar os seus funcionários a se identificar com a história da sua companhia estimula a criar um cenário de identificação.
Esse é o sentido que move as pessoas que fazem pesquisas sobre genealogia e a origem de suas famílias. Descobrir as ligações passadas e histórias de antepassados pode ajudar a estabelecer essa relação familiar de importância e responsabilidade para o trabalho que virá pela frente.
3. Estimule o empreendedorismo dentro da empresa
Empreendedores são indivíduos que ajudam a redesenhar uma companhia para uma forma melhor de fazer negócios. Seu trabalho é criar um ambiente que seja favorável a esse espírito empreendedor através da criação de processos para reunir, organizar e agir sobre as melhores idéias que vêm de funcionários de toda a empresa. Como um empregador, é sua responsabilidade conectar as mentes dos empregados encorajando-os a ter idéias novas para o benefício de toda a empresa.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
20/03/2015