O tema estratégia não é uma novidade na área empresarial. Surgida na área militar, derivada do grego strategor, general, estratégia inicialmente significava a “arte do general” ou o conjunto de manobras de que o líder de um exército lançava mão para derrotar seu inimigo. Na década de 60, a palavra foi importada pela área de gestão, para significar as “manobras” que as organizações devem executar para vencer no mercado.
Pela própria origem, a estratégia revela sua proximidade com o tema liderança. De fato, nenhuma estratégia dispensa liderança: sem líderes adequados estratégias estão condenadas ao fracasso.
E qual o papel da liderança para fazer as estratégias acontecerem? Abaixo, enumeramos quatro pontos que sugerem a interação entre liderança e estratégia:
- Inspirar
A estratégia deve ser inspiradora, e a liderança cumpre um papel essencial neste sentido. A estratégia deve alcançar o comprometimento das pessoas, e este só será possível se elas de fato acreditarem na estratégia. É por isso que muitas metodologias de definição de estratégias iniciam com afirmações de missão e visão, que visam lançar propósitos inspiradores. Entretanto, uma simples sentença não é suficiente para obter engajamento das pessoas. É importante uma liderança que a assuma e defenda. E isso nos leva ao item seguinte.
- Liderar pelo exemplo
O líder deve ser um exemplo vivo da estratégia. O Comandante Rolim, fundador da TAM, ilustra bem este papel. Desde seu princípio, a TAM buscou como estratégia diferenciar seu atendimento, pautado no que ele chamava de “espírito de servir”. E demonstrava isso em sua vida. Por exemplo, ao entrar numa aeronave, era o último a escolher o lugar, pegava o que sobrava, e só recebia o serviço de bordo depois que todos os demais passageiros fossem servidos.
- Trazer visão abrangente/ holística
Em meados de 2001, um presidente de uma empresa que revende grupos geradores a óleo, analisando curvas de oferta e demanda de energia elétrica, tomou uma decisão: realizar uma grande importação de grupos geradores para vender no mercado interno. Seis meses depois os geradores chegaram ao país, exatamente quando eclodiu o “apagão” de energia. Vendeu geradores como nunca e seus concorrentes, que fizeram encomendas nesta época, só receberam seus geradores quando a crise já havia passado e os clientes já haviam realizado suas compras. É este o significado de visão abrangente e holística.
- Articular
Um papel essencial à liderança é mobilizar e canalizar um grupo para objetivos comuns. Líderes são catalizadores, fazendo convergir esforços para um fim compartilhado. Peter Senge, autor da área de aprendizado organizacional, ressalta que “a liderança está na comunidade, nunca em indivíduos”. Uma grande transformação organizacional não é resultado do trabalho de um indivíduo sozinho, por mais brilhante que seja. Sempre haverá muitas pessoas que abraçam a causa e, cada uma a seu modo e em seu momento, dão sua contribuição.
A IBM é famosa por sua mudança na década de 90, quando se transformou de uma fabricante de computadores (IBM - Industrial Business Machine, máquinas de negócios industriais) para uma fornecedora de soluções. Em vez de fabricar e vender computadores, disputando mercado com produtores de baixo custo e até informais, a empresa focalizou a consultoria em sistemas, com margens muito mais interessantes. Pois bem, o movimento, ainda que inspirado por Louis Gestner, presidente à época, só se viabilizou porque milhares de pessoas aderiram à estratégia, capacitando-se, preparando outras pessoas, aportando ideias e desbravando novos mercados. O mito do líder onipotente pode ser bastante destrutivo para uma organização, dado que gera dependência. Diante de tal liderança, a postura mais comum é a acomodação: “deixa que nosso líder já nos dirá o que fazer”.
Estes quatros pontos não esgotam a importância de líderes para fazer uma estratégia acontecer, mas sem eles estratégias sequer nascem.
Fonte: sebrae