A Feira do Empreendedor terminou neste domingo com a marca do sucesso. Cerca de 50 mil pessoas estiveram no evento e conferiram diversas oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas durante os quatro dias do evento. Foram palestras, rodadas de negócios, consultorias, além de informações sobre formalização e administração de empresas e soluções para empreendimentos virtuais.
Os mais de 10 mil atendimentos individuais e coletivos mostram registrados a Praça de Atendimento são um exemplo do saldo positivo. Desse total, 3,8 mil assistiram às palestras, 5,1 tiveram suas dúvidas sanadas no estande e houve 1,4 mil consultorias. Reforça os números o estande Empreendedor Individual onde mais de dois mil atendimentos foram feitos.
Mas o principal fica por conta da satisfação de expositores e visitantes. ´Fechamos mais de 100 negócios, bem acima das nossas expectativas´, disse Francisco Carlos Aguilar, dono da Sahara Tecnologia, que trouxe para a Feira equipamentos para produção de blocos de concreto e tijolos ecológicos. ´Minha esposa tem uma pequena empresa, um salão de beleza, estamos buscando informações para ampliar ou até mesmo buscar um novo modelo de negócios. Então viemos até a Feira para buscar soluções e tirar as dúvidas que temos em termos de mercado, mais técnicas. A iniciativa é muito boa, a gente tem uma carência muito grande de informação, tem muito que aprender. Foi o nome do Sebrae que nos trouxe a Feira, porque sabemos que ele pode nos ajudar a encontrar soluções´, afirmou o visitante Marcos Januário.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti, comemorou a realização do evento. ´Minha maior alegria (com a Feira) é que estamos nos surpreendendo, e positivamente. As próprias pessoas que organizaram o evento estão felizes, satisfeitas e surpresas. Vemos que os visitantes estão felizes também e o clima é de tranquilidade. Quero parabenizar a todos os colegas, funcionários e diretores do Sebrae-SP que participaram do evento, e lembrar que o importante é que todas essas pessoas acreditam profundamente no que estão fazendo – acreditam na causa do empreendedorismo. Os números da feira certamente serão testemunho deste sucesso´, afirmou.
O diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, também ressaltou o sucesso do evento. ´Estou muito satisfeito com os números que são muito expressivos, mas principalmente com a qualidade da Feira, demonstrada na satisfação das pessoas que passaram pelo evento se capacitando.´
Bruno Caetano também mencionou o empenho de toda a equipe do Sebrae-SP que trabalhou na Feira. ´Quero ressaltar a aplicação dos funcionários do Sebrae-SP que colaboraram muito para a realização do evento.´
Entre os destaques da Feira ele citou a Loja Modelo, o estande voltado ao comércio eletrônico, os dos Jogos Empresariais, o Espaço Copa 2014 e o Espaço Agro.
Segundo ele, o maior desafio foi aprender a lidar com os diversos públicos já que há empreendedores em diferentes fases. ´Vieram pessoas que estão entrando nesse setor, os mais maduros, mas a Feira teve soluções para todos´, afirmou.
´A missão foi cumprida, agora é se preparar para 2014, quando faremos uma Feira ainda melhor´, concluiu.
Para o diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni, a avaliação é muito positiva. ´A Feira foi uma vitrine do temos no Sebrae-SP e o empreendedor pode encontrar isso em todos os nossos escritórios´, disse. ´Passamos de 50 mil pessoas, o que mo-stra que São Paulo tem uma necessidade em conhecer sobre empreendedorismo.´ Hussni lembrou que o evento foi rico em exemplos práticos como a Loja Modelo, a Padaria Conceito, que vão além do conhecimento teórico.
Negócios virtuais - A internet também teve espaço reservado na Feira. O movimento do Espaço Empreenda.com foi intenso durante o quarto dia. No local, destinado a atender quem quer obter informações sobre a conexão entre tecnologia e o mundo dos negócios, muitos empreendedores saíram com todas as ferramentas necessárias para implantarem em suas empresas recursos como website, e-commerce, mídias sociais, e-mail marketing e blog corporativo.
Durante a feira, mais de 200 micro e pequenos empresários foram inseridos no projeto Primeiro E-commerce, uma parceria entre o Sebrae e o Mercado Livre que permite a criação gratuita de uma loja virtual para micro e pequenos negócios. ´De acordo com o nosso balanço, 90% dos atendimentos concretizaram o acesso de micro e pequenas empresas (MPEs) no ambiente do comércio eletrônico´, ressaltou Aline Neves, consultora do projeto.
Nos atendimentos, as principais dúvidas dos interessados foram como divulgar e estimular as vendas após a abertura da loja virtual. O Conecte seu negócio´, uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Yola e o Google que tem o objetivo de ajudar os empresários a construir um site gratuitamente, registrou aproximadamente 150 contratos de MPEs interessadas em participar do projeto. |