Na manhã de terça-feira (19/02), no Centro de Atendimento ao Professor (CAP) foi realizada a entrega dos prêmios dessa gincana que envolveu todas as escolas municipais. Estiveram presentes o secretário de Cultura, Wilson Ventura; o presidente da ACIV, Emerson Ferrari; e a representante da secretaria de Educação, a diretora de departamento Ednalva Batista Vila Nova; além de diretores das escolas municipais e das CEMEIS. Durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2013 foram arrecadadas 53.315 garrafas, sendo que foram computadas dentro do padrão estabelecido para a pontuação 51.644 garrafas pet de 2 litros. Participaram 13 escolas. Outras três não protocolaram o ofício e não puderam pontuar seus pontos. As pets arrecadadas foram usadas em bolas, estrelas e enfeites em geral para a decoração de Natal.
Para o presidente da ACIV, Emerson Ferrari, foi muito gratificante participar dessa parceria com a prefeitura de Valinhos, uma importante ação sócio-educativa, envolvendo a sociedade como um todo. "Os enfeites de Natal feitos com os Pets, agradaram as famílias de Valinhos e gerou retorno positivo tanto dos comerciantes como dos consumidores. A ACIV investiu e acreditou nesse projeto que beneficiou o comércio central de Valinhos", afirmou.
Recoopera - As garrafas pets arrecadadas, e não utilizadas na decoração de Natal, foram destinadas à Cooperativa de Reciclagem - Recoopera, totalizando cerca de quatro toneladas de garrafas, o que proporcionou aumento na renda dos colaboradores da cooperativa. Segundo a presidente da Recoopera, Jane Azevedo, a arrecadação do final de ano ajudou a aumentar a renda da equipe da cooperativa.
Segundo o secretário de cultura, Wilson Ventura, "a reciclagem de PET colabora para preservação ambiental e alcança plenamente os três pilares do desenvolvimento sustentável: benefícios sociais, econômicos e ambientais. Com esta ação iremos incentivar a população local, limpando o meio ambiente, principalmente no tocante às embalagens de garrafas PET", destacou.
Conheça as escolas municipais participantes que foram premiadas:
1º Lugar – CEMEI "Valdomiro Amaral", que arrecadou 45,3 garrafas pets de 2 litros por aluno e recebeu como prêmio um projetor de imagens. "Foi muito importante participar desse projeto, pelo envolvimento ambiental e pelo trabalho que todos tiveram com os pais e funcionários com os alunos, através de um trabalho em equipe", frisou a coordenadora Cristiane Ribeiro Leite.
2º Lugar – CEMEI "Professor Osvaldo Muller", que arrecadou 29,4 garrafas pets de 2 litros por aluno e recebeu como prêmio uma televisão LCD 40 polegadas. "Conseguimos envolver as crianças da creche e seus familiares nessa ação social de reciclagem, como também os funcionários que participaram, comemorou a coordenadora Lilian Teixeira Camargo.
3º Lugar – EMEB "Emely Tofolo Machado", que arrecadou 24,6 garrafas pets de 2 litros por aluno e recebeu como prêmio um micro computador. "Esse projeto foi um desafio a mais, não só para a escola, mas para a comunidade e isso fez com nós tivéssemos um maior contato com os pais das crianças da nossa escola, de forma positiva. Os nossos alunos se empenharam nessa arrecadação e faziam questão de trazer e de entregar em mãos", afirmou a diretora Terezinha Praxedes Rosa.
4º Lugar – EMEB "Estephania de Carvalho Vieira Braga",arrecadou 21,0 garrafas pets de 2 litros por aluno e recebeu como prêmio um aparelho de som micro system. O atual diretor João Francisco fez questão de receber o prêmio com a diretora de 2013, Edna M. H. K. Mori, que participou da arrecadação de pets com seus alunos. A diretora Edna destacou: "Estou feliz com o resultado, em que tivemos a conscientização e participação não só dos alunos, mas como também dos pais, valorizando o lado da cidadania e a importância do projeto de cuidar do meio ambiente desde pequeno".
5º Lugar – EMEB "Prof. Mário Pires", que arrecadou 20,3 garrafas pets de 2 litros por aluno e recebeu como prêmio um aparelho Blu Ray/ DVD player. "Esse projeto veio para acrescentar ao nosso projeto de meio ambiente que já desenvolvemos na escola, que conseguimos envolver também os pais no projeto", afirmou a diretora Claudia Aparecida Catalani. |